Actividades da A.P.S. no ano 2012

Jantar de Natal de 2012

No final do torneio Inter-Escolas de Murça no dia 22 de Dezembro, realizou-se o jantar de Natal onde estiveram cerca de 50 pessoas, atletas e familiares e a Associação Portuguesa O Samurai finalizou este ano de actividades, desejando “que o ano de 2013 seja ainda melhor”.

Torneio Inter- Escolas em Murça

A Associação Portuguesa O Samurai esteve presente no passado dia 22 de Dezembro no Torneio Inter Escolas em Murça, onde participaram dois atletas da associação flaviense, com um primeiro e segundo lugar e, ainda, um 3º lugar em equipas.

 João Batista, com 12 anos e 45 Kg ficou em 1º lugar em combates a ponto e fazendo a graduação de cinturão amarelo. O atleta Hugo Oliveira fazendo a sua estreia, conseguiu arrecadar o 2º lugar com 10 anos e 33 Kg em competição a ponto. Com os jovens atletas esteve o treinador Vitor Gomes, que foi ainda júri das competições e nas graduações de Kung Fu e Goshin Ryu Ju Jitsu. A APS conseguiu ainda o 3º lugar na categoria de equipa em grupo.

No Torneio Inter Escolas em Murça participaram, além da Associação Portuguesa O Samurai, a Associação Torriense de Lutas e Desporto Torre D. Chama, Escola de Artes Marciais de Murça, Associação Desportiva de Alfandega da Fé, Areagon Associação Flaviense de Desporto – Pankration e Pankration de Alijó.

“O Município de Murça apoiou e continua a apoiar este tipo de iniciativas e desporto durante todo o ano com instalações e condições fantásticas para treinar. Este evento foi organizado pelo Mestre Carlos Mendes, durante o evento houve graduações e competições, combates, formas com e sem armas e katas”, explicou Vítor Gomes, presidente da Associação Portuguesa O Samurai.

World Tournament 2012

A Associação Portuguesa O Samurai esteve presente no Mundial de MMA amador da ADC no passado dia 15 de Dezembro, tendo arrecadado duas medalhas, com os dois atletas que participaram na prova.

Os dois terceiros lugares foram conseguidos por David Gomes e Marco Pereira. David Gomes fez a sua estreia em competições, participando na categoria -71kg. “No primeiro combate deixou o 1º adversário fora de combate com um KO frente a um atleta com mais experiência. No 2º combate, muito equilibrado, mas com um adversário com muita mais experiência, este obrigou a que David Gomes desistisse com uma chave muito bem feita no chão e terminando assim em 3º lugar num campeonato mundial”, contou Vítor Gomes, presidente da Associação Portuguesa O Samurai, que acompanhou os atletas como treinador. A ajudar esteve ainda Filipa Teixeira, atleta da associação flaviense.

Marco Pereira também chegou ao pódio com um 3º lugar, embora tenha sofrido uma lesão grave. “Este atleta já tem alguma experiência e tem deixado sempre o nome da cidade e da associação bem visto. Na 1º fase eliminou o atleta Fernando Bravo – Vita Team JJ. Na 2ª eliminatória sofreu uma queda feia provocando uma lesão grave no ombro e tendo que desistir do combate com o Francês Theo Dariai – Academie Pythagore. Marco Pereira mostrou a sua garra pois quando sofreu a queda continuou a combater mais dois minutos, só após esse tempo teve que abandonar pois o braço direito estava a falhar, tendo que ser internado e operado, prevendo-se agora um mês de repouso”, explicou Vítor Gomes.

Fazendo um balanço da participação flaviense no Mundial de MMA amador da ADC, Vítor Gomes, elogiou a prestação dos atletas, deixando um apelo: “espero que a população de Chaves dê o merecido valor a estes atletas e um apoio especial ao Marco Pereira pelo esforço e dedicação a esta associação e a cidade de Chaves, mesmo lesionado”.

2 nd International Hall of Fame 2012

A Associação Portuguesa O Samurai realizou-se no dia 8 de Dezembro de 2012, o 2 nd International Hall of Fame 2012, atribuindo a distinção a dez pessoas, que ajudaram e colaboraram desinteressadamente com a Associação Portuguesa O Samurai, ao longo deste ano.

Felicidades a todos.

 

 

Sensei Vitor Gomes

Shihan Javier Galan

Shihan Alessandro Ronco

Sampai Marco Pereira

Professor José Bragada

Frederico Martins

Sensei Carlos Mendes

André Félix

João Batista

10º Professora Maria Antónia Esteves

III Estágio Samurai Inter Estilos cidade de Chaves

Realizou-se no passado dia 8 de Dezembro o III Estágio Samurai Inter-Estilos Cidade de Chaves, organizado pela Associação Portuguesa O Samurai, onde participaram mais de 70 atletas durante a manhã para as demonstrações de Artes Marciais de cada escola e estilo.

 Para as demonstrações de artes marciais estiveram presentes as seguintes escolas: Karaté Clube Alto Tâmega, Academia de Judo de Chaves, Galhofa Clube de Bragança, Grupo Arte Nossa – Capoeira de Chaves, Centro de Terapias Sakura com Tai chi, Associação Desportiva de Alfandega da Fé, Associação Torriense de Lutas e Desportos Radicais, Escola de Artes Marciais de Murça, Areagon Associação Flaviense de Desporto – Pankration, Pankration de Alijo e Associação Portuguesa O Samurai.

Durante a tarde realizou-se o estágio, depois do almoço de convívio, com cerca de 35 atletas, havendo ainda tempo para, no final do evento, se realizar a cerimónia de entrega de certificados. Para a entrega dos certificados estiveram os representantes Vítor Gomes, da Chaves Viva Professora Maria Antónia Esteves e da CMC o vereador Paulo Alves. A APS fez questão de entregar uma medalha da Associação a Professora Maria Antónia Esteves e ao vereador Paulo Alves, pela colaboração.

O Samurai organizou mais uma vez o curso de Seguranças Privados

A Associação Portuguesa O Samurai organizou mais uma vez o curso de Seguranças Privados, com os módulos 3, 4 e 6 e Defesa Pessoal Nível I, promovendo esta formação com a ANASP - Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada, em parceria com a Rivier Consulting Security. O curso teve início dia 2 de Novembro e finalizando no dia 30 de Novembro. A componente de Defesa Pessoal, sendo o Nível I de 10 horas de formação, terminou também no dia 30. No dia 2 começou a parte de legislação dos módulos da formação, a qual contou com o formador Dr. Sérgio Lousa.

A Defesa Pessoal esteve a cargo da Associação Portuguesa O Samurai (APS) através do formador Vítor Gomes, como na anterior formação, a APS comtemplou aos formandos com esta formação inteiramente gratuita, os agentes de segurança privada, devem ter conhecimentos nesta área e saber imobilizar o agressor sem o agredir e evitar provocar grandes danos e manter sempre o sangue frio.

Actualmente a Rivier Consulting Security é a nível nacional a única empresa que dá este tipo de formação que é reconhecida pela própria empresa e pela Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada e pela Associação Portuguesa O Samurai. Este projecto pioneiro teve a honra de ter sido começado na cidade de Chaves.

No dia 15 de Dezembro, realiza-se o torneio Mundial de MMA amador da ADC. “A APS tem 3 atletas qualificados para este torneio, mas estará em causa a participação dos atletas pois como toda a gente sabe esta associação tem sempre levado os atletas a competir sem que eles tenham que gastar um cêntimo, a APS com os poucos recursos tem conseguido suportar as despesas mesmo sem apoios nem donativos, a falta de sensibilidade por parte de entidades locais poderá estar em causa deste tipo de competições, como na Cróacia em 2013 ou outras”, alertou o presidente da Associação Portuguesa O Samurai, Vítor Gomes.

Competição de MMA na ADC XI

Realizou-se no passado sábado, dia 27 de Outubro, no Pavilhão do Parque de Jogos de Vila do Conde, a edição da ADC XI com 21 equipas, 53 atletas oriundos de seis países (Portugal, Espanha, Brasil, Suiça, Angola e Alemanha), sob a égide da recém-criada Federação de Mixed Martial Arts de Portugal. Este é um evento popular nacional de MMA Arte Do Combate, que promove torneios com regras amadoras numa configuração que visa promover a evolução dos atletas. Este evento teve a particularidade de servir como preparação para o “Campeonato Mundial”, em Open Classe, que se realizará a 15 de Dezembro, na mesma cidade, ADC XII - World Tournament.

EQUIPAS que participaram na ADC XI:
Academia Golden Camp (Portugal), AJKP (Guimarães), Ambo Team International ( Portugal, Espanha, Suíça e Alemanha), Arte Marcial Livre (Vila do Conde), AMAO (Mirandela), CAMME (Ermesinde), CAM (Póvoa de Varzim), Cidade Gym (Barcelos), Champions MMA (Porto), Evolution Fight Team Portugal (Matosinhos), Fala da Luta (Brasil), Ginásio Foz Clube (Porto), Golden Fight, Kleber JJ Team (Matosinhos), KMD MMA Team (Porto), Rafael Silva Team (Vizela), Associação Portuguesa O Samurai (Chaves), Senna Fight AKKV (Viseu/ Brasil), Tai Long (S. João da Madeira), Team Target Renegade (Palmela), Viseu Kick Team (Viseu) e Vita Team JJ (Lisboa).

 

Os Atletas André Félix com 61Kg, na categoria de -66Kg e Marco Pereira com 83Kg na categoria de - 84Kg, representaram a APS com muita garra. André Félix competiu com um atleta já muito experiente em Ju Jitsu Brasileiro o qual soube vencer obrigando o atleta André Félix lutar a maior parte do tempo no chão onde o adversário era muito bom. Mas o atleta brasileiro nunca comseguiu que a determinação André Félix se esvaísse. No final do combate, foi a vitória para o atleta brasileiro por este ter tido maior vantagem sob o combate, mas o pouco tempo que o combate durou com os atletas em pé, o André foi superior ao seu rival. Por isso um atleta com pouca experiência, ao pé de um veterano nestas andanças, teve uma excelente prestação. E com as derrotas e os erros também se aprende a ser um verdadeiro vencedor.

Marco Pereira, também teve uma boa prestação, mas infelizmente ficou impossibilitado de combater na final, devido a uma lesão no sobrolho esquerdo, após uma semana da competição ainda estão visiveis as marcas como podemos ver na foto, desta forma, na final não competiu dando a vitória, de mão beijada, ao seu adversário. De qualquer forma, ficou em 2º lugar e apurado para o Mundial em Dezembro. Para já está segura a presença do atleta Marco no Mundial, e há a possibilidade de serem rebuscados mais 2 atletas e no caso de falhar algum das outras equipas poderá se inscrever-se mais um. Desde já temos um atleta já certo e se tivermos sorte poderemos ter nesta competição 4 atleta. Um apoio monetário para ajudar a fazer face ás despesas inerentes á participação dos nossos atletas, seria realmente bem vindo e merecido, uma vez que é o nosso esforço, empenho, amor á arte e o bom nome desta cidade que nós levamos aquando destas iniciativas. Fica a deixa... 

 

I Workshop de Técnicas de Massagem

Num equilíbrio entre teoria e prática, assim decorreu, no passado dia 25 de outubro, o I Workshop de Técnicas de Massagem, promovido pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães (AEFM) em parceria com a Associação Portuguesa O Samurai, sob orientação do massoterapeuta Vítor Gomes .
Este workshop, que preencheu desde logo todas as vagas disponíveis, rapidamente se transformou numa ocasião de grande harmonia coletiva, já que após um primeiro momento de aprendizagem teórica, onde se evidenciaram algumas das noções básicas deste tipo de práticas, todos os seus participantes puderam experienciar as mais-valias de algumas das técnicas aqui apreendidas.
O momento ficou assim marcado pelo grande empenho e entusiasmo destes participantes que, além do convívio, puderam ainda reconhecer o lado terapêutico de algumas das técnicas apresentadas, percebendo de imediato os seus contributos benéficos, quer a nível físico quer mental, tão necessários às nossas práticas quotidianas atuais. Feito este balanço extremamente positivo, será pois uma atividade a registar e a repetir.
Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para reiterar o nosso agradecimento a Vítor Gomes pela sua perentória aceitação do nosso convite, assim como pelo seu profissionalismo e contributo no incremento das nossas ofertas de aprendizagem.

 

Carla Nascimento
     (PRVCC – CNO AEFM)

Workshop de Técnicas de Defesa Pessoal

A APS, a convite do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, realizou um workshop de Defesa Pessoal, aberto a toda a comunidade, o qual se realizou no dia 11 de Outubro, pelas 20h30, nas instalações da Escola Fernão de Magalhães. A realização deste evento ficou a cargo de Vitor Gomes, fundador da APS, o qual ficou grato,desde logo, pelo convite tanto pelo reconhecimento das suas competências como também pela oportunidade de, mais uma vez, poder mostrar à população a importância da aquisição de técnicas básicas de auto-defesa, sobretudo nos dias que correm. A participação foi um exito, as 16 vagas que estavam disponíveis foram todas preenchidas. No próximo dia 25 de Outubro, a APS irá realizar outro Workshop, desta vez de Técnicas de Massagem, o qual terá o mesmo preço: 5€ por pessoa, com direito a certificado. Neste Workshop, pretende-se transmitir técnicas básicas para os participantes poderem efectuar massagens simples em sua casa.

3º Hall of Fame Martial-Arts Police-Methods

O presidente da Associação Portuguesa O Samurai voltou a receber a distinção por parte duma organização internacional “Marcial Arts Police Methods”, entrando no “3º Hall of Fame 2012”, na categoria de “Ju Jitsu Instructor”, a 29 de Setembro de 2012.

“Este é um prémio de mérito pela valorização e esforço, que tenho prestado nas Artes Marciais, mais concretamente no Ju Jitsu apoio que prestei na divulgação desta arte marcial e na Associação Portuguesa O Samurai”, explicou o Sensei Vítor Gomes. A associação do Peru distingue com este “hall of fame” pessoas a nível internacional que ao longo de um ano contribuíram nas artes marciais que representam, de uma maneira excepcional. “É bom receber um reconhecimento e a nível mundial, melhor ainda e fico muito contente que tenha sido como Ju Jitsu Instructor. A nível mundial tenha sido um dos 11 escolhidos para estar no Hall of Fame 2012, o que demonstra que todo o esforço até a data não tem sido em vão, só gostava que esse reconhecimento também fosse valorizado nesta cidade, que ás vezes parece que esta associação não faz nada”, afirmou.

A Associação flaviense, que Vítor Gomes lidera foi também convidado para poder ir ao Peru, pessoalmente para poder demonstrar seus conhecimentos e representar Portugal e a sua cidade “Chaves”, mas creio que será muito difícil estar presente, pois a organização Martial-Arts Police-Methods assumiria os gastos no Peru, mas os custos de viagem teriam que ser suportadas pelo País convidado “o próprio, associação ou patrocinador” e como a APS tem pouco dinheiro e o pouco que tem vai ser para conseguir levar pelo menos 3 atletas aos Mundiais de MMA amador da ADC. Não vejo maneira de podermos estar em vários eventos a nível mundial, pois já tivemos convites para estar em muitos sítios e ao lado de profissionais e convites de actores americanos, que estão neste meio, das Artes Marciais, mas infelizmente pelos vistos santos da casa não fazem milagres, não fazem não pois o apoio que nós damos a comunidade não é reciproca, afirmou.

 

A APS faz três anos de existência

A Associação Portuguesa O Samurai, completou 3 anos no dia 16 de Setembro. Para comemorar o 3º aniversário, a associação realizou um acampamento nos dias 22 e 23 de Setembro, com várias actividades, entre as quais treinos de Artes Marciais, caminhadas, escaladas, slide, rapel, entre outras, em território português e espanhol.

Associação O Samurai deu aos mais novos aula de Ju-Jitsu

A Associação Portuguesa O Samurai promoveu uma aula aberta para quem quisesse experimentar o Ju-Jitsu no Centro de Terapias Sakura em Chaves no passado dia 15 de Setembro.

 

A colectividade flaviense passará a dar essa aula a crianças no mesmo local todos os sábados pelas 16h. O próprio nome do centro de terapias tem muito a ver com esta Arte Marcial, pois o símbolo utilizado no Ju-Jitsu Japonês é a flor de cerejeira, que em japonês é Sakura.
Os japoneses têm uma grande admiração pelas flores, sendo que há algumas que são especialmente reverenciadas por eles, como é o caso do sakura. A florada das cerejeiras é um evento que atrai milhares de pessoas para os parques onde há essas árvores. É uma espécie de ritual que eles chamam de hanami que quer dizer: apreciar as flores (hana = flor e mi, do verbo miru = ver, olhar).
O sakura também é associado, desde tempos imemoriais, aos samurais cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira. Representando a transição e a efemeridade, os Samurais usavam-na para representar as próprias vidas: Uma explosão de cor por um breve período, antes de murchar e morrer. Assim ela representa a Beleza, a Vida e a Morte.

 

Os jovens alunos tiveram estas e outras explicações antes de começarem a aula de Ju-Jitsu. “Os jovens gostaram da aula e pretendem descobrir os segredos milenares desta arte marcial. No dia 16 de Setembro a APS fez três anos de existência e irá comemorar com os seus atletas num acampamento no próximo fim-de-semana, dias 22 e 23 de setembro”, explicou Vítor Gomes, presidente da Associação Portuguesa O Samurai.

André Félix vence no 1º Encontro de Artes Marciais MMA de Trás os Montes

O atleta da Associação Portuguesa O Samurai, André Félix com 61Kg vence o combate em apenas 30 segundos obrigando o seu adversário José de 63Kg a desistir num combate de MMA, este evento foi organizado por Clube Toughring, Merikam e Chaves Viva. O 1º Encontro de Artes Marciais MMA de Trás os Montes. O treinador Vitor Gomes, afirma que tanto o André como outros atletas da APS, tem muito potencial para evoluirem e demonstrarem que são uns campeões e levar o bom nome da cidade a outros portos, falta é um pouco de apoio a esta associação para que fassam ainda mais do que tem feito, mas é dificil continuar a manter a associação, nuns moldes de terem cuase tudo de mão beijada os atletas e sem reconhecimento perante entidades locais.

Defesa Pessoal para Agentes de Segurança Privada

A Associação Portuguesa O Samurai está a organizar o curso de Seguranças Privados, com os módulos 3, 4 e 6 e Defesa Pessoal Nível I. A ANASP - Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada, em parceria com a Rivier Consulting Security, promovem esta formação.
No dia 1 de Agosto teve início a formação com a componente de Defesa Pessoal, sendo o Nível I de 10 horas de formação a qual terminou no dia 3. No dia 6 começou a parte de legislação dos módulos da formação, a qual contou com o formador Dr. Sérgio Lousa. Esta tem as seguintes componentes:
Direito Constitucional
Direito Civil

Técnicas de Vigilância

Direito Penal

Deontologia do Vigilante

Legislação de Segurança Privada e noções básicas sobre a organização e missão das forças e serviços de segurança interna

Introdução á Sociologia

Segurança Física

Técnicas Administrativas

Toxicodependência e Alcoolismo

Relações Públicas

Higiene e Segurança no Trabalho

Língua estrangeira (inglês ou francês)

 

A Defesa Pessoal esteve a cargo da APS através do formador Vitor Gomes, presidente da mesma. A APS ofereceu esta formação aos formandos pois, os agentes de segurança privada, devem ter conhecimentos nesta área e saber imobilizar o agressor sem o agredir e evitar provocar grandes danos. Pois numa situação de emergência, não devemos agredir ninguém, mas saber deter o agresor sem utilizar violência extrema. Pois, se quisermos ser mais violentos, essas técnicas poderão ser utilizadas por atletas em competições e nunca fora do local das mesmas ou dos próprios treinos e principalmente por agentes de segurança. Em setembro os treinos de Ju-Jitsu Japonês e MMA irão voltar. A APS só tem tido promessas, com é o caso de passar-mos a ser uma associação juvenil para termos mais apoios, mas depois não seria possivel, ter espaço para treinar, o mesmo. O espaço que temos, para além de ser limitado, também tem que ser pago e como já referimos muitas vezes, um dos objectivos da associação, seria proporcionar o desporto gratuito à população, mas uma vez que os apoios são o que são, teremos que optar por outra política: a partir de agora quem quiser praticar e representar esta cidade em competições terá que pagar, á imagem de outras associações. Possivelmente em Dezembro, que será o torneio Mundial de MMA amador da ADC, estará em causa a participação de alguns atletas ou mesmo o risco de não haver nehum a participar. Fico contente que se realize em Agosto um torneio em Chaves de várias modalidades, MMA, é pena que tenham que ser os de fora a organizar um evento destas características, para que o múnicipio de algum valor e apoio, pois quando já pretendemos organizar algo do género hà mais de 2 anos. Pelo menos, espero que as pessoas vejam a importância destes eventos, pois há mais desportos que deveriam ser apoiados, sejam eles do concelho ou não, o que interessa é que sejam feitos eventos com qualidade. A APS irá estar presente pois teve o comvite para substituir um atleta belga que se lesionou, o atleta André Félix da APS fara os possiveis para estar a altura, mas só tera 3 dias para se preparar, quando o mesmo já esta parado a 4 meses por uma lesão. Visto que santos da casa não fazem milagres e sem dinheiro as ideias não se conseguem por em prática, é pena que já há mais de um ano e meio um actor de filmes de acção americano, mostrou disponibilidade em vir a Portugal, à nossa cidade dar uma aula de Artes Marciais, mas não o conseguimos trazer pois ficava muito dispendioso mas, possivelmente, o que ineressa a esta cidade é que sejamos só mais uma associação. Pois até proposemos que as associações abdicasem um ano dos apoios da autarquia e que com esse dinheiro, o município comprasse material desportivo para usufruto de todas as associações desportivas (para aulas e competições), o que seria muito importante para a cidade, visto que não se podem organizar determinados eventos por não haver material expecífico para a realização dos mesmos. A autarquia não nos deu ouvidos e nem sequer se deu ao trabalho de reunir com as associações para ver se havia interessados para esse fim. Conclusão: gasta-se o dinheiro e nunca se tem o que é realmente necessário.

Alunos do Centro Social Paroquial de Chaves tiveram um dia diferente no ginásio

Numa parceria entre o Centro Social Paroquial de Chaves, das Freirinhas e da Fonte do Leite, e o Ginásio Mega Cultos, cerca de 40 crianças tiveram uma manhã diferente de actividade física.

O evento decorreu na passada quarta-feira, dia 18 de Julho, e contou com uma manhã preenchida para os mais novos, que como prémio de passagem para o ensino primário, tiveram direito a um dia diferente.

Desde aulas de Ju-Jitsu, lecionadas por Vítor Gomes, da Associação Portuguesa O Samurai,passando por demonstração de musculação, lecionada por João Silva, do Ginásio Mega Cultos, houve também tempo para uma aula de dança, lecionada por Cláudia Silva, professora de dança do Centro Social Paroquial e Ginásio Mega Cultos.

“Foi um dia de descoberta para os miúdos. Houve muita diversão e alegria no ginásio e houve até interação entre as crianças e os clientes”, resume assim João Silva a manhã diferente que as crianças do Centro Social Paroquial de Chaves tiveram.

O proprietário do Ginásio Mega Cultos ressalva “o excelente trabalho realizado por todas as pessoas do Centro Social Paroquial de Chaves, que tenta dar o melhor de si e nota-se que todas estas aberturas para dar aos miúdos dias diferentes são feitas com alegria”.

Campanha de Solidariedade da A.P.S.

No dia 1 de Junho, Dia mundial da criança, a Associação Portuguesa O Samurai recolheu roupas e brinquedos, numa campanha de solidariedade, para ajudar os mais desfavorecidos.

As roupas foram depositadas, no passado dia 4 de Junho, por alguns membros da APS, num contentor da Cruz Vermelha próprio para este efeito, onde depositaram os sacos cheios de roupa e brinquedos.

“Mesmo com poucos recursos esta associação não deixa de pensar que há pessoas em situações ainda mais desfavorecidas e tenta ajudar neste tipo de campanhas e mesmo nas modalidades desportivas, aplicando uma mensalidade baixíssima e suportando os gastos dos atletas em competições até à data, para que toda a gente possa praticar”, afirmou Vitor Gomes, presidente da associação flaviense.

Para Vitor Gomes, “se os apoios fossem maiores ou idênticos a outras associações, poderíamos chegar ao nosso objectivo, que é poder proporcionar o desporto gratuito à população de Chaves”.

1º Aniversário da Areagon Associação Flaviense de Desportos

A Associação Portuguesa O Samurai, participou no passado dia 21 de Abril de 2012 no 1º aniversário da Areagon Associação Flaviense de Desportos, competições de 3 estilos:
- Formas com e sem armas (para crianças);
- Torneio de wudang-combat;
- Torneio de pankration.
A APS participou com 4 atletas em competição de Wundang-Combat e Pankration, obtendo as seguintes classificações: o atleta mais jovem em combates e mais recente na associação, João Batista com 11 anos e 40Kg participou na categoria de -61Kg ficando em 2º lugar; Daniel Rodrigues com 13 anos e 85Kg competiu na categoria de -90Kg ficando 3º lugar; André Félix com 63Kg ficou em o 1º lugar na categoria de -66Kg e Marco Pereira com 83Kg conseguiu o 2º lugar na categoria de -90Kg. O treinador Vitor Gomes, também realizou as funções de Júri e árbitro em alguns momentos do evento.
Foi a 1º iniciativa organizada pela Areagon para comemorar o 1º aniversário. Esperemos que esta, seja a primeira de muitas. Só é pena que nesta cidade, quando se tenta realizar algum evento que não seja futebol, os apoios e ajudas para a realização dos mesmos são quase nulos, depois de existirem várias escolas de Artes Marciais. Penso que para contrariar esta tendência, seria de extrema importância existir uma maior abertura da parte dos responsáveis das outras associações de artes marcias, os quais deveriam rever os motivos ou ideologias que os levam a não participar neste tipo de iniciativas de outras associações. Não existe espírito de inter-ajuda, nem intercâmbio de conhecimentos. Trabalha-se de forma individualista o que, no meu ponto de vista, não beneficia as associações, pois sem união não há força e desta forma não se consegue afirmar estas modalidades perante a sociedade.

Caminhada de Guerreiros

A Associação Portuguesa O Samurai, organizou uma caminhada de Chaves a Santiago de Compostela. Embora, por questões profissionais, só tenha sido possível participarem, na íntegra, dois elementos, Vitor Gomes e Marco Pereira, tendo-se juntado a nós Filipa teixeira (outra atleta da A.P.S) também, nos últimos 18km. Foram 220 árduos km, percorridos com algum sacrifício, mas com muita garra . A saída aqui de Chaves foi no dia 1 de Abril e a chegada a Santiago foi no dia 7. No 1º dia, percorremos 50 km e com um peso na mochila de 13 a 14kg, para que a caminhada se tornasse um pouco mais dura. Esta viagem deu para reflectirmos sobre a vida e testarmos as nossas capacidades físicas e mentais. Permitiu-nos fazer uma introspecção, longe  da azáfama do dia a dia, pois a componente psicológica e espiritual são muito importantes... são o encontro com nós próprios. Foi, sem dúvida, uma experiência que aconselho a toda a gente.

Seminário com pessoas que “amam as artes marciais” no Ginásio Mega Cultos

A Associação Portuguesa O Samurai recebeu no Ginásio Mega Cultos, no dia 18  de Março, o mestre italiano Alessandro Ronco, 7º Dan de Mugei Mumei No Jutsu, para um seminário de Ju Jitsu. Aberto a toda a comunidade, o estágio teve cerca de 10 participantes. 

Alessandro Ronco deu continuidade do treino mas desta vez no Ginásio Mega Cultos. Ficando satisfeito com as pessoas que participaram, mas realsando que neste dia as pessoas que participaram tiveram um pouco de dificuldade e teriam que trabalhar mais, mas sendo perfeitamente normal, pois a grande parte dos intervenientes não tinha experiencia em Artes Marciais.

Hall of Fame 2011

Entregues as distinções do “Hall of Fame 2011”

Em Chaves no final do Seminário Internacional de Ju Jitsu, foram entregues as distinções a quem colaborou com a APS no ano de 2011.

Vitor Gomes por todo o esforço, empenho e dedicação a associação.

Javier Galan, como Presidente da EJJU, teve a amabilidade de se disponiblizar para nos ensinar e nos introdusir nesta grande organização que esta reconhecida pela UNESCO.

Alessandro Ronco, International and Italian CO-Ordinator EJJU foi também graças a ele que a APS faz parte da EJJU.

Vereador Carlos Penas como vereador do desporto e ter colaborado com a APS. 

Adriano Pizzato, 2º Vice Presidente da EJJU e também graças a ele que estamos na EJJU.

Rui Vilaranda por ter conjuntamente com o Vitor Gomes intuduzido a modalidade de Ju Jitsu na cidade de Chaves e ter também ajudado a fundar a APS.

Alexis Fontes,  por ter sido um atleta exemplar e ter ficado a nivel nacional, com classificação de 1º lugar subindo ao podim e trazendo para a cidade de Chaves, este prémio.

Marco Pereira, por ter sido um atleta exemplar e uma revelação, e ter ficado a nivel nacional, com classificações de  2º lugar subindo por duas vezes ao podim e trazendo sempre um prémio de 2º lugar para a cidade de Chaves.

Iara Gomes, por ter sido a inspiração da criação da APS, pois Vitor Gomes desde muito novo praticou sempre muito desporto, mas numa determinada altura da vida ficou sem praticar qualquer tipo de desporto, 4 anos e 8 meses, resolveu voltar a treinar e criar a APS quando a filha tinha 2 anos e 6 meses, pois achou que deveria ser um bom exemplo para ela e para toda a sociedade.

10º Sérgio Lousa, por ter colaborado com a APS em 2011 e pelo simples facto de não ter sido ainda reconhecido como verdadeira mete mercia por nenhuma entidade um atleta que já representou Portugal.

11º Artur Carvalho, por ter sido um atleta revelação, e ter ficado a nivel nacional, com classificações de 1º, 2º e 3º lugar subindo sempre ao podim e trazendo sempre um prémio para a cidade de Chaves.

12º Frederico Martins por ter colaborado com a APS no ano de 2011, divulgando e insinando também um arte e uma tradição que é o Jogo do Pau - Esgrima Lusitana. 

13º João Silva, por ter sido possivel realizar uma parceria com o Ginásio Mega Cultos, para o ano de 2012 mas isso foi tratado em 2011 todo tipo de procedimentos.

14º Ye Jian Jun, por ter colaborado com a APS no ano de 2011 e por ter ajudado a associação monetariamente e ter sido possivel de levar os atletas a competição nacionalmente.

15º Guillermo Sempere,  por ter colaborado com a APS no ano de 2011, dando um Estágio de Ninkido Jutsu.

16º Eloina Fernandez, por ter colaborado com a APS no ano de 2011 e por ter ajudado a dar o Estágio de Ninkido Jutsu.

17º Antonio Sastre, por ter colaborado com a APS no ano de 2011.

18º Jesus Novo, por ter colaborado com a APS no ano de 2011.

19º Elias Luna,  por ter colaborado com a APS no ano de 2011 e por ter sido no Ginásio Matrix que começou a prática do Ju Jitsu no ano de 2009.

20º Mauro Gonçalves, por ser um atleta exemplar, um campeão, amigo, humilde e simples que colaborou com a APS no ano de 2011, dando um Estágio de MMA. 

21º José Bragada, por ter colaborado com a APS no ano de 2011, divulgando e insinando também um arte e uma tradição que é a Galhofa, tentando conjuntamente com Vitor Gomes preservar esta Arte Marcial de origens Portuguesas. 

22º Rodrigo Figueroa, por ter colaborado com a APS no ano de 2011.

23º Victor Quispe, por ter colaborado com a APS no ano de 2011.

 

A Associação Portuguesa O Samurai criou uma forma de reconhecer quem mais tem ajudado a associação flaviense, distinguindo-os com um prémio de reconhecimento. “As pessoas ficam satisfeitas por verem o seu esforço em prol de uma associação como a nossa recompensado”, realça Vítor Gomes.

Desde alunos da Associação, passando por mestres de outros países até patrocinadores, como o caso do Sr. Ye Jian Jun que fez com que fosse possivel irmos a competição no ano de 2011 nacionalmente, pois representar Chaves fora do nosso país foi impossivel por falta de verbas. A associação flaviense distinguiu quem mais tem ajudado a fazer crescer O Samurai.

“O mais caricato é o prémio da minha filha, mas tem uma razão de ser, pois caso não existisse não havia associação”, conta, lembrando que a associação precisa de mais pessoas a colaborar, e se há pessoas que querem ser reconhecidas, estas têm de trabalhar.

O Municipio também autorgou um prémio ao Mestre Alessandro Ronco por ter estado a ministrar este Seminário na cidade de Chaves, um trofeu com a famosa Ponte Romana e o Brasão de Chaves.

Seminário Internacional de Ju Jitsu

A Associação Portuguesa O Samurai recebeu no passado fim-de-semana, 16 e 17  de Março, o mestre italiano Alessandro Ronco, 7º Dan de Mugei Mumei No Jutsu, para um seminário de Ju Jitsu. Aberto a toda a comunidade, o estágio teve cerca de 17 participantes. 

Pela primeira vez em Portugal, Alessandro Ronco pouco tempo teve para conhecer o país, pois esteve praticamente sempre no ginásio da Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro. No domingo de manhã, ainda participou numa aula no Ginásio Megacultos.

No entanto, o mestre italiano estava satisfeito com a visita a Portugal, principalmente com os “alunos” que teve pela frente, pois encontrou pessoas que “amam as artes marciais”. Segundo explicou À Voz de Chaves, “o mais importante é a paixão que se tem, não interessa qual é a arte marcial que se pratica”.

O presidente da associação flaviense, Vítor Gomes, manifestou-se satisfeito com o Seminário, “tecnicamente e a nível de ensinamentos”. No entanto, esperava mais participantes, pois não é todos os dias que Chaves recebe um mestre vindo de outro país”.

“O que aprendemos neste evento é muito semelhante ao que já praticamos, mas vimos técnicas similares e pormenores que fazem a diferença. Os mais graduados aprendem porque são autodidatas e estes eventos são importantes para desfazer erros que podíamos estar a fazer e assim melhoramos a técnica”, revela Vítor Gomes sobre a importância da vinda de Alessandro Ronco.

O mestre italiano não ficou decepcionado com a pouca afluência, usando o lema “poucos mas bons”. “Posso encontrar só dez pessoas com vontade de aprender e ficamos com a ideia que assim vamos crescer. Agora podemos estar com 100 pessoas à frente mas sem interesse nenhum e isso não importa”, lembra, considerando que “houve um intercâmbio de conhecimentos entre todos”.Alessandro Ronco promete voltar, agora em férias, para conhecer melhor a região. “Ele gostou muito da cidade e principalmente da gastronomia”, garante Vítor Gomes, presidente da Associação Portuguesa O Samurai.

Aulas de Ju Jitsu e técnicas de Defesa Pessoal

 

A Associação Portuguesa O Samurai esteve presente no Ginásio Mega Cultos, no dia 28 de Janeiro, através do Sensei Vítor Gomes, também presidente da instituição, tendo ministrado uma aula de Ju Jitsu Japonês e técnicas de Defesa Pessoal.

De resto, a partir do dia 4 de Fevereiro, todos os sábados a partir das 10 horas será possível praticar estas modalidades, numa parceria entre a associação flaviense e o Ginásio Mega Cultos.